Presentes de Natal

Já é costume de nossa sociedade ocidental a troca de presentes no Natal. Bem sabemos que não é este o sentido original da festa religiosa que o comércio tomou para si como carro chefe, no entanto, queremos refletir justamente sobre a questão dos presentes que iremos ganhar neste final de ano.
Dias atrás tive um sonho. Estava eu em um Natal diferente, onde as pessoas costumavam não pagar pelos presentes, mas os recebiam gratuitamente. Perguntei então qual era a lógica de tudo aquilo e alguém me respondeu:
- Aqui é tudo muito simples: você recebe aquilo que você deu! Quando chega essa época, se você distribuiu amor no ano inteiro, você recebe amor. Se você perdoou, você recebe perdão. Se você acolheu, você ganha acolhida. Se você foi misericordioso, misericórdia será seu mimo. E não para por aí: o tamanho de cada presente é proporcional ao nível teu de gratidão. Por isso, aqui geralmente recebemos na intensidade que agradecemos. Já pensou o que você receberia hoje pelo que agradeceu ontem?
Acordando do sonho misterioso, percebi que o sentido do natal era realmente este: não o império do dinheiro, mas o domínio da bondade e da gratuidade! De fato, se o natal é a festa do nascimento de Jesus, o próprio Deus que veio ao mundo para que todos tivéssemos vida, nada mais justo que nosso natal fosse marcado pela realidade das coisas boas que fizemos. Não tem sentido celebrar o natal no meio de brigas, divisões, falta de perdão, ódio e desavenças. As luzes natalinas de nada valem se a luz que é Jesus, e seus ensinamentos, não brilham acima de todas as outras.
É este o desafio para assumirmos nas festas natalinas deste ano, sobretudo no seio de nossas famílias: vamos colocar Papai Noel aos pés de Jesus no presépio! Ou seja, cultivemos a cultura de amar mais com gestos de bondade que com presentes comerciais. Coloquemos cada coisa em seu lugar e logo veremos que vivendo o verdadeiro sentido do natal, e seus presentes, nossa família tem a verdadeira paz.

Abençoado Natal a todas as famílias!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A glorificação da mediocridade

Ordenação Episcopal Dom Julio Endi Akamine, SAC

Entrevista exclusiva: Mons. Julio Endi Akamine, SAC